Carnaval de São Paulo. Xangô que faça justiça!

Por Janaina Santana

Ojuobá - Mocidade Alegre. Foto: g1/globo.com

Teci muitos elogios com relação ao carnaval, a harmonia e axé entre as torcidas, mas não esperava a confusão que ocorreu. Com relação a vitoriosa Mocidade Alegre que trouxe Xangô em destaque com o enredo ‘Ojuobá – No Céu, os Olhos do Rei… Na Terra, a Morada dos Milagres… No Coração, Um Obá Muito Amado!’ – baseado no livro “Tenda dos Milagres” de Jorge Amado. . Tudo certo! Axé! Que Xangô seja justo!

As demais escolas…Continuo afirmando que houve muita beleza e talento. Continuo agradecendo o respeito que houve ao tratar de temas afros, religiosos e políticos.

O que não dá para elogiar é a depredação e o incêndio de um carro alegórico e toda aquela violência gratuita.  O que tem que ser apurado é este tal de acordo feito entre os representantes das escolas e a Liga. Vocês não acham que houve muita “reunião” nestes dias que antecederam a leitura dos votos? E esta troca de jurados informada as escolas por e-mail? Todos os representantes estavam nas tais reuniões? Bom, estou aqui especulando a partir do que fui vendo e ouvindo pela tv. Os tais acordos e as reuniões foram ditas pelos representantes… Nem dá pra falar mal das emissoras porque elas também foram obtendo informações conosco, os telespectadores. Só sei o seguinte, a tal pulga atrás da orelha que muitos dirigentes disseram no começo da apuração picou todo mundo. A agitação rolou e os nervos ficaram a flor da pele.

Estas tais dúvidas tem que ser apuradas, mas nada, NADA, justifica aquele monte de chutes e pontapés que a torcida (aparentemente) da Gaviões da Fiel fez ao sair do Anhembi e tão pouco pegar apenas o representante da Império da Casa Verde de cobaia. Sim, eu vi. Ele pegou as notas, rasgou e parece que já tem posturas questionáveis(tem que ser responsabilizado), mas houve muito mais fatos e pegar apenas um de trofeu não é justo.  Né, meu pai Xangô!

Por hora, to aqui ansiosa para saber os votos da turma de acesso. Quero ver a Nenê, a Leandro, a Tatuapé e as demais co-irmãs. Tava me preparando para comemorar o retorno da minha escola do coração ao o grupo especial. Mas, fico aqui aguardando a resolução de mais uma reunião da Liga e escolas de samba.

Por mim, daria a vitória para Mocidade e nada de segundo, terceiro… E de rebaixar ninguém.  Sobe duas e pronto!  Ta mais que na hora de colocar uma auditoria séria neste carnaval e ampliar esta administração carnavalesca. Poxa, as escolas ficam trabalhando o ano todo, muita gente envolvida, muita gente que dá a vida para ver seu pavilhão na disputa, muita gente séria e comprometida com um bom espetáculo.

Que os orixás, tanto evocados no carnaval, protejam os caminhos, os oris e deem sabedoria para melhor resolver os fatos.

Sinceramente, Xangô é justo e se algo estava fora da ordem, não sairia ileso, mas nem todas as pessoas trabalham bem com as adversidades e acabam tomando medidas arbitrárias e desnecessárias. É preciso sabedoria para tratar estas questões.

Que oxalá e minha mãe Yemanjá providencie calma e sabedoria. Que Ogun dê bons caminhos e Xangô seja justo!

Axé minha gente que gosta do bom carnaval, de samba, de alegria e de harmonia.

Axé meu povo de axé!

Machado de Xango- Oxê. Foto: Janaina Santana

Anúncios

  1. Mar Eu

    Concordo com tudo o que você falou…muito bem colocadas as questões, exceto por essa opinião de não rebaixar ninguém. Isso foi o estopim da confusão. Reuniões estranhas, estranhos acordos. Então que se faça o que é certo. Duas terão que ser rebaixadas. Uma é campeã. Mantenha-se a situação de quando o imbecil resolveu acabar com a credibilidade e a beleza do que foi o carnaval de São Paulo. Ou seja, foram amplamente divulgados os resultados até aquele momento. Tá aí. Mantenha-se ou do contrário teremos quebra quebra todo ano. É só alguém se sentir “prejudicado”. Quem sabe assim também a PMSP (que banca o carnaval com nossos impostos), a sociedade em geral e interessados no assunto, entrem nessa panela que virou essa liga. Chega né??? Isso aqui é um carnaval pra profissional. O segundo do Brasil.

  2. Mas eu entendi que após essa reunião as escola teriam aceitado as notas desses jurados. A Mocidade veio liderando desde o começo e as escolas que iriam descer também estava na cara. Se ninguém tivesse aceito esses jurados, ao meu ver, a apuração nem teria começado, Gaviões não iria ganhar, muito menos MV e eu não entendi a revolta da Gaviões, sendo que como eu já falei, a escola ganhadora (estava na cara), seria a mocidade.
    Concordo com você, nada justifica essa violência gratuita, todos envolvidos, todos devem responder pelos seus atos, pois, tive integrante da Rosas invadindo, agredindo e etc.
    Vamos ver no que vai dar…complicado…..
    Ah! Deve ter sim, uma auditoria nesse evento, para que futuramente não ocorra esse tipo de coisa, que envergonha nossa cidade. Como eu te disse Jana, não sou chegada em Carnaval, mas o povo tem direito ao seu lazer, a sua diversão e as escola vejo como uma fuga dos problemas cotidianos e para tirar o stress…. Por isso, as escolas envolvidas em tal ato, devem sim ser penalizadas, pois, faltaram com respeito as outras agremiações.
    E tem que dar mesmo o título a Mocidade, mereceu! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: